Regra de Bashing
BASHING - O que é e como reportá-lo
- "O que é?" e Perguntas mais frequentes
Citação
IV. Bashing
- Não é permitido atacar uma cidade pertencente ao mesmo dono mais de 6 vezes a cada 24 horas.
O Bashing só será permitido se a tua Aliança estiver em guerra com outra Aliança. A guerra tem de ser informada no fórum oficial do Ikariam.com.pt e deverá seguir as regras específicas do fórum relativamente a este ponto.
Nota: Ataques em que as tropas atacantes forem totalmente destruidas não serão considerados para a regra de Bashing.
In: Regras do Jogo
A primeira frase da regra tem confundido alguns jogadores. Para a entendermos correctamente basta pensar nela da seguinte forma: "Se algum jogador atacar qualquer Cidade mais de 6 vezes num período de 24 horas terá a conta bloqueada por Bashing"
Passemos então às perguntas mais frequentes:
Citação
1. Quantas vezes posso atacar uma Cidade num período de 24 horas?
R: 6 vezes
2. O que conta como um ataque?
R: Sempre que um relatório de combate é gerado é, normalmente, considerado 1 ataque. No entanto há excepções explicadas mais abaixo.
3. Podes ser mais especifico em relação ao que conta como um ataque para a Regra de Bashing?
R: Sim:
- Bloqueio de Porto sem Batalha – NÃO
- Bloqueio de Porto com Batalha – SIM
- Ataques feitos aos nossos Bloqueios de Porto - NÃO (embora gere um relatório de combate tu não és o atacante)
- Atacar uma Cidade – SIM
- Juntar o nosso ataque a um já existente - NÃO (não gera um segundo relatório de combate)
- Atacar uma Cidade e perder todas as unidades utilizadas – NÃO
- Pilhar uma Cidade - Apenas se isso gerar um relatório de combate (Se as tuas tropas se juntam a um ataque já em curso irás receber um roubo próprio, mas nenhum relatório teu será gerado. Por isso, se as tuas unidades se juntam a um ataque apenas o relatório de combate do primeiro atacante contará para bashing, embora a Cidade seja pilhada várias vezes)
- Tropas que regressam porque o outro jogador tinha Barcos no Porto - NÃO
4. Então eu tenho direito a atacar uma Cidade 6 vezes por dia?
R: Não, o período de 24 horas não é necessariamente das 00:00:00 às 23:59:59; tens de verificar sempre os teus relatórios das últimas 24 horas atrás antes do próximo ataque. Por isso, se estás a planear atacar uma cidade às 13 horas de Quarta-Feira, tens de te assegurar de que atacaste menos de 6 vezes essa Cidade desde as 13 horas de Terça-Feira.
5. Quantas vezes posso atacar um jogador num período de 24 horas?
R: Podes atacar todas as Cidades desse jogador até ao máximo de 6 vezes por cada Cidade.
6. Posso atacar uma Cidade 6 vezes de cada vez a partir de cada uma das minhas?
R: Não. só podes atacar uma Cidade 6 vezes no total. Não interessa se os 6 ataques partem da mesma Cidade ou se atacas 6 vezes a partir de 3 Cidades com 2 ataques por Cidade.
7. Posso atacar uma Cidade 6 vezes e depois deixar o meu amigo atacar essa mesma Cidade 6 vezes no mesmo período de 24 horas?
R: Sim uma vez que cada jogador pode atacar a mesma Cidade até um máximo de 6 vezes num período de 24 horas.
8. Posso ser bloqueado por fazer Bashing a um jogador mais classificado que eu?
R: Sim.
9. Posso ser bloqueado por fazer Bashing a um jogador inactivo?
R: Sim.
10. Posso ser bloqueado por fazer Bashing a um jogador sem defesas?
R: Sim.
11. Posso ser bloqueado por fazer Bashing a um jogador que me pediu para lhe fazer Bashing?
R: Sim.
12. Posso ser bloqueado por fazer Bashing a um jogador se esse jogador não me denunciar?
R: Sim.
Chamo também a atenção para o seguinte ponto:
Citação
13. Como funcionam os ataques por vagas?
R: Como já repararam às vezes é possível gerar apenas um relatório de combate e várias pilhagens através do envio, num curto espaço de tempo, de várias vagas de ataque. Isto ocorre quando uma batalha dura mais de uma Ronda e a força inicial é reforçada pelas vagas que se juntam ao ataque mais tarde. Embora se gere apenas um relatório, cada vaga pilha a cidade independentemente. (Esta forma de atacar comporta alguns riscos, explicados depois do exemplo.)
Por Exemplo:
A Cidade "Exemplo", do Jogador B, está a ser defendida por 8 Hoplitas.
Às 10:00 o Jogador A envia 10 Hoplitas para atacar a cidade Exemplo. - Ataque Principal
Às 10:01 o Jogador A envia 2 Guerreiros de Espada para atacar a cidade Exemplo. - Vaga 1
Às 10:02 o Jogador A envia 2 Guerreiros de Espada para atacar a cidade Exemplo. - Vaga 2
Às 10:03 o Jogador A envia 2 Guerreiros de Espada para atacar a cidade Exemplo. - Vaga 3
Às 10:04 o Jogador A envia 2 Guerreiros de Espada para atacar a cidade Exemplo. - Vaga 4
Às 10:05 o Jogador A envia 2 Guerreiros de Espada para atacar a cidade Exemplo. - Vaga 5
Às 10:06 o Jogador A envia 2 Guerreiros de Espada para atacar a cidade Exemplo. - Vaga 6
Às 10:07 o Jogador A envia 2 Guerreiros de Espada para atacar a cidade Exemplo. - Vaga 7
Às 10:08 o Jogador A envia 2 Guerreiros de Espada para atacar a cidade Exemplo. - Vaga 8
Às 10:09 o Jogador A envia 2 Guerreiros de Espada para atacar a cidade Exemplo. - Vaga 9
Às 10:40 o ataque principal do jogador A (10 Hoplitas) chega à Cidade Exemplo e a ronda número 1 tem início.
Durante os 20 minutos de duração da Ronda 1 do combate as Vagas 1 a 9 chegam à cidade Exemplo, mas não entram na 1ª Ronda do combate.
Às 11:00 a Ronda 2 tem início e sobreviveram unidades de ambos os lados. Desta forma às unidades restantes do Jogador A irão juntar-se os 18 Guerreiros de Espada (das 9 vagas lançadas).
Às 11:20 a Ronda 2 termina e todas as unidades do Jogador B na Cidade Exemplo foram derrotadas.
Conclusões:
- É gerado um relatório de combate.
- O Jogador A pilha a Cidade Exemplo 10 vezes (1 vez do Ataque principal e 9 vezes das Vagas).
- O exemplo acima conta apenas como 1 ataque e não será considerado Bashing.
Os Riscos de utilizar este método são:
- O que aconteceria se a cidade Exemplo não tivesse unidades a defendê-la?
Como não há Ronda 2 no Combate são gerados 10 Relatórios com a informação de que não houve combate. O Jogador A é bloqueado por infracção da Regra de Bahsing.- Existe uma acção que pode ser tomada pelo defensor e pode levar a uma infracção da regra de Bashing (e consequente Bloqueio de Conta), mesmo que não seja essa a nossa intenção:
Às 10:50 o Jogador B ordena as suas Unidades para sair da Cidade Exemplo.
Isto irá resultar numa só Ronda de Combate, gerando assim 10 Relatórios. O Jogador A é bloqueado por infringir a Regra de Bashing, mesmo tendo sido as acções do defensor a mudar o período estimado da duração da batalha.
Ficam aqui os avisos para utilização do método de Vagas por vossa conta e risco.
Ou seja, serão punidos como Bashing todos os ataques que gerem mais de 6 relatórios de combate ao defensor (ver indicações acima), mesmo que tenham todos o mesmo timestamp!
- Como reportá-lo
Se consideras que foste vítima de Bashing, então este é o Guia que terás de ler para saber como deverás reportar essa situação.
Lembra-te de que para existir Bashing, o outro jogador terá de dar origem a mais do que 6 relatórios de combate contra uma das suas cidades num período de 24 horas. A regra de Bashing não se aplica se os jogadores fizerem parte de uma Guerra que tenha sido declarada há mais de 12 horas. Além disso, se o atacante perder todas as suas tropas durante o ataque, este não conta para os tais 6 ataques. As batalhas no mar contam, de forma que se o jogador derrotar a sua frota naval para bloquear o seu porto, ele apenas poderá originar mais 5 relatórios de combate.
Procedimento:
Citação
1- Começa por fazer um print screen do ecrã dos relatórios de combate (vista do Conselheiro Militar).
Poderás encontrar aqui mais instruções sobre como fazer print screens: [GUIA] Como fazer Print Screen(s)
2- De seguida faz um print screen do ecrã do Conselheiro das Cidades onde estejam apresentados esses mesmos ataques.
(E não, os relatórios aqui não coincidem. Foram usados relatórios que já tinham sido guardados)
3- Se ainda não o tiveres feito, abre um ticket aqui, Sistema de Tickets.
Informa-nos sobre quem está a atacar e fornece-nos os links para o print screen que tirou. NÃO queremos o link para a hiperligação que vai dar à página do seu conselheiro militar/conselheiro das cidades/relatórios de combate.
É possível, dependendo da situação, que um Operador de Jogo solicite print screens de relatórios de combate individuais, em vez do print screen do Conselheiro das Cidades.
Em alguns casos, é mais fácil recolher a informação de que precisamos nos relatórios detalhados do Conselheiro Militar, por exemplo para o caso de batalhas no mar, que não aparecem na vista do Conselheiro das Cidades. Se for o caso, envie print screen de todos relatórios de combate detalhados que lhe forem solicitados.
4- Iremos então proceder à análise dos print screens e tomaremos as medidas necessárias.
E é apenas isto que precisas de saber.
*Fonte: Fórum do Ikariam-BR